4 dicas para você maximizar o seu tempo e bater as suas metas

Postado dia 17/02/2016 // Compartilhe

Você já desejou que o seu dia tivesse algumas horinhas a mais? Seja para conseguir finalizar os trabalhos que temos acumulados, colocar os estudos em dia ou ter mais tempo para o lazer, a verdade é que praticamente todo mundo gostaria que os dias durassem mais.

No entanto, apesar de ser impossível esticar as 24 horas que temos diariamente, existem alguns truques que podemos utilizar para maximizar o nosso tempo — e, dessa forma, conseguir fazer com que sobre tempo no fim do dia para que possamos curtir as nossas coisas favoritas.

Segundo o consultor Sean Kim explicou em um artigo do portal The Growth List, o segredo é maximizar a nossa produtividade, e, para isso, ele ensina alguns truques que podem nos ajudar a usar o tempo ao nosso favor para concluir as nossas tarefas. Vamos lá?

547435C351

1 – Programe-se

De acordo com Sean, um bom planejamento — seja do seu dia, semana ou mês — é fundamental quando o assunto é maximizar o seu tempo e conseguir finalizar o que quer que seja que você precisa fazer, como um projeto no trabalho ou o seu “TCC” da faculdade, por exemplo. E uma forma de conseguir isso é repartindo as suas tarefas em segmentos de 90 minutos de duração ao longo do dia.

Essa dica, na verdade, não é novidade e está baseada na ideia de que ficamos mais focados nas nossas atividades quando realizamos pequenos intervalos durante o dia — de 15 a 30 minutos. No entanto, é importante você levar em consideração que algumas coisas podem demorar mais do que 90 minutos para serem finalizadas. Então, quando você for programar o seu dia, não se esqueça de incluir um tempinho extra para acomodar possíveis imprevistos.

OERP9XI9YB

2 – Ajuste suas prioridades

Mesmo que você não mantenha uma lista, você provavelmente tem uma série de objetivos em mente que você precisa — ou gostaria de — alcançar. Pois, segundo Kim, para conseguir isso é imprescindível que você ajuste as suas prioridades adequadamente durante o dia, e ele sugere que a primeira delas seja você. Assim, ao acordar, a primeira coisa que você deve fazer não é checar seus emails e mensagens.

Em vez disso, reserve um tempinho para fazer algo como se exercitar, meditar ou simplesmente sentar para tomar o café da manhã com calma. E enquanto faz isso, reflita sobre o que você tem para fazer durante o dia, reúna as suas forças e se prepare para a batalha. Faltou energia? Uma forma de revigorar o corpo é tomar uma bela ducha fria, que, além de ativar o sistema imunológico e aumentar o fluxo sanguíneo, é um despertador infalível.

E mais: estudos apontaram que o córtex pré-frontal fica mais ativo durante o sono e logo após o despertar, e, por essa razão, costumamos ser mais criativos pela manhã. Portanto, tire proveito disso quando estiver priorizando as suas tarefas, concentrando as atividades que exigem mais a sua criatividade nas primeiras horas do dia.

Outra dica interessante seria, no fim do dia, antes de sair do trabalho ou de dormir, anotar quais são as três coisas mais importantes que você precisa fazer no dia seguinte. Segundo Kim, a lista não deve ter mais de três itens, e ele sugere que ela seja colocada em um local bem visível para você — como na tela do seu computador, por exemplo.

QYQWBJP85R

3 – Estabeleça limites

Tão importante quanto priorizar as suas tarefas é saber estabelecer limites sobre o que você deve ou não fazer — para, assim, manter o foco e não desperdiçar o seu precioso tempo. Para isso, reflita a respeito dos seus (maus) hábitos e tente identificar quais estão desviando a sua atenção, como checar o Facebook ou o seu email com muita frequência, por exemplo. Além disso, crie uma lista para que você fique atento e não caia em tentação

MVQ3N1F9J0

4 – Use e abuse da tecnologia

Você também pode usar a tecnologia para ajudá-lo a se manter na linha — afinal, todo mundo passa o dia grudado ao smartphone mesmo, e o que não faltam por aí são aplicativos focados em aumentar a nossa produtividade. Então, por que não tirar proveito disso?

Assim, você pode, por exemplo, definir alarmes para lembrá-lo da hora do intervalinho entre os segmentos de 90 minutos (descritos no item 1) e inclusive criar lembretes de quais são as próximas atividades na sua lista de afazeres. Se quiser, inclua também mensagens de motivação. O importante é estabelecer um sistema que funcione para você e que o ajude a maximizar o seu tempo e bater todas as suas metas.

FONTE(S)The Growth List/Sean Kim/ Portal Mega Curioso