Pedagogia

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O Curso de Pedagogia da Faculdade Meta está voltado para a realidade do Estado do Amapá e suas características regionais, ou seja: tem foco na demanda educacional amapaense, que para além de abranger as práticas educacionais que se situam no contexto urbano, inclui também as especificidades da Educação Indígena, Quilombola e Ribeirinha.

Além disso, não se pode perder de vista a necessidade de se trabalhar com a diversidade nas suas mais variadas formas de manifestação, tomando por base o respeito e a solidariedade, objetivando a construção de uma sociedade inclusiva e mais justa e igualitária.

Ainda, o Curso se destaca por estar inserido numa instituição que tem sua origem e vocação voltada para as Tecnologias da Informação e do Conhecimento. Neste sentido, a matriz curricular do Curso de Pedagogia da Faculdade Meta, contempla um caminho de formação específica para que o egresso seja capaz de lidar com esta realidade que nas últimas décadas passou a compor o contexto das salas de aula e, por consequência, a constituir uma competência necessária aos profissionais da educação.

Áreas de Atuação

O egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade Meta, poderá atuar profissionalmente como docente da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, estando apto a lidar inclusive com as especificidades da educação indígena, quilombola e ribeirinha. Se for o caso, também poderá atuar em cursos de Ensino Médio voltados para a docência e em Cursos de Educação Profissional voltados para a área de serviço e apoio escolar. Do mesmo modo, poderá exercer funções relativas aos profissionais da educação no contexto da Educação à Distância.

Ainda, estará apto a atuar como Coordenador Pedagógico em sua variabilidade de funções, quais sejam: supervisão escolar, orientação e gestão educacional, bem como na gestão de projetos.

 

Perfil de Egresso

O egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade Meta deverá ser capaz de:

  1. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa e igualitária.
  2. Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, contribuindo para seu desenvolvimento nas dimensões física, psicológica, intelectual e social.
  3. Conhecer as principais correntes teóricas do pensamento científico e filosófico que influenciaram e marcaram a evolução da ciência no campo educacional.
  4. Fortalecer o desenvolvimento e promover as aprendizagens de crianças das series iniciais do Ensino Fundamental.
  5. Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
  6. Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, culturais emocionais e afetivas dos educandos, tanto na sua perspectiva individual, quanto nas relações coletivas.
  7. Aplicar os conceitos e princípios da aprendizagem, desenvolvendo habilidades pertinentes ao planejamento docente, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças, fortalecendo com valores educacionais que contribuam para o delineamento de sua identidade, sua autonomia e sua carreira profissional.
  8. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.
  9. Participar da gestão das instituições em que atue, contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.
  10. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre a realidade sociocultural, processos de ensino e aprendizagem, propostas curriculares, avaliação, organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.
  11. Utilizar instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.
  12. Estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caibam implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
  13. Conhecer e articular conteúdos e metodologias específicas da área de conhecimento da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental na variabilidade de contextos educacionais que a educação amapaense oferece.

Duração do Curso

8 semestres 

Carga Horária

3420 horas