Em 1993 foi fundada a escola denominada de “Multimídia Processamento de Dados”. O objetivo principal desta escola de cursos livres era promover a capacitação de adolescentes, jovens e adultos na área de informática. Em 1994, já com 400 alunos, a escola passou a ser denominada de Mega-Mídia Processamento de Dados, pois Multimídia já era uma marca registrada, então se fez necessária à nova denominação, se desejava registrar uma marca. Neste ano, de 1994, foram desenvolvidos alguns outros projetos, dentre eles “Mega-Mídia Kids” e “Semente do Futuro”, destinados ao público infantil, objetivando o uso da informática como instrumento didático pedagógico no apoio às atividades das disciplinas escolares. Parcerias foram feitas com escolas de ensino fundamental do Estado.

O recém-criado Estado do Amapá estava bem mais carente do que qualquer empreendedor imaginasse neste aspecto, o que ficou evidenciado no sucesso da “Multimídia”, especialmente nos anos de 1993, 1994 e 1995. Com o propósito de consolidar a experiência em cursos técnicos adquiridas com a escola “Multimídia Processamento de Dados” iniciou-se um trabalho voltado para o projeto de uma escola técnica na área de informática. Após o trâmite processual junto ao Conselho Estadual de Educação do Amapá, foi criado em março de 1996 a primeira Escola Técnica do Estado, denominada de “Meta – Escola Técnica do Amapá”, ofertando o Curso Técnico em Processamento de Dados aos alunos concluintes do Ensino Médio. No ano seguinte, abriram-se matrículas para o Ensino Médio concomitante ao ensino profissionalizante em Informática.

Em 1999, iniciou-se novo processo de expansão acadêmica; desta vez, a escola META passou a oferecer também o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série. No ano de 2000 a Escola Técnica META passa a contar com um novo quadro de sócios, o administrador de empresas Hildemar da Cunha Nascimento. Nesse mesmo ano, e ao longo do ano de 2001, a escola META se expandiu fisicamente com a construção e inauguração da edificação definitiva – localização da atual sede.

Com a expansão das políticas para Educação Superior no Brasil e, consequentemente, no Amapá a partir do século XXI, a Pires & CIA.LTDA, mantenedora passa a projetar a criação de uma Instituição de Ensino Superior que viesse a atende a demanda social para a formação na área tecnológica. Associando sua experiência de quase 10 anos de ensino na área no Estado do Amapá, elaborou-se o projeto para a criação da “Faculdade de Tecnologia do Amapá – META”. Ainda tendo em vista, o crescimento da área educacional no Estado do Amapá, e neste caso, em especial em Macapá, lança-se o projeto e a criação no ano de 2004 da escola infantil “META Junior”, oferecendo vagas desde o maternal até a 8ª série do Ensino Fundamental funcionando em um prédio localizado na rua Mãe Luzia, 1315, Bairro Jesus de Nazaré, Macapá – Amapá.

Em 2004, em resposta ao projeto de implantação da Faculdade de Tecnologia do Amapá – META foi assinada pelo Ministro da Educação e Cultura –MEC a portaria 1.956, 06/07/2004, publicada no D.O.U. de 09 de agosto de 2004, seção 1, p.13 credenciando a Faculdade e autorizando o curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas para WEB e a portaria 2.440, 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12 de agosto de 2004, seção 1, p.16, autorizando o curso de Tecnologia em Redes de Computadores. Após Processo Seletivo ocorrido em setembro do mesmo ano, inaugurou-se a Faculdade com as 02 primeiras turmas de Redes e as 02 primeiras turmas de Web.

Neste contexto de inserção na Educação Superior, já com o segundo processo seletivo realizado e com as novas turmas de 2005 em plena atividade acadêmica, a Faculdade diante da demanda para cursos de pós-graduação “Lato-sensu”, protocola junto ao MEC o pedido de credenciamento de três pós-graduações na área de informática e Educação, com o objetivo de além de qualificar o profissional egresso da faculdade e a demanda social, também qualificar profissionais da área da docência da Educação Superior.